andei pesquisando umas atividades legais para montarmos uma sequência didática sobre o corpo e os órgãos dos sentidos. Espero que ajude!
Linguagem Oral e Escrita
- Conversa informal
Para que serve o corpo?
Qual parte você mais gosta?
O que tem nosso corpo que tem dois?
- Histórias
- Poesias, parlendas, trava-línguas
- Obra de arte
- Atividades com alfabeto móvel (montar o nome das partes do corpo)
Matemática
- Número de partes do corpo
- Par e ímpar
- Esquerda e direita
- Peso, comprimento, medições com pés, com palmos...
- Cores, mistura de cores, formas geométricas (visão)
Artes Visuais
- Carimbo das mãos ou dos pés
- Montagem cômica
- Termine o desenho
- Pintura com relevo ( colocar embaixo da folha um boneco de papel
cartão)
- Montar uma pessoa com formas geométricas
- Cartaz corpo Humano e etiquetas
- Desenho cego
- Desenho coletivo
- Quebra cabeça do corpo humano
- Boneco articulado
- Contorno das mãos
- Boneco de jornal
Natureza e Sociedade
- Partes do corpo
- Órgãos dos sentidos
- O que devemos fazer para cuidar do nosso corpo?
- Cuidados com o corpo
- Expressões faciais
- O que prejudica o corpo
- O que é bom para o corpo
- Observação no espelho
- Somos todos diferentes / respeito as diferenças-
Músicas
1- Música dos sentidos (melodia Terezinha de Jesus)
Meus olhinhos são pra ver
Meu nariz para cheirar
Minha boca para comer
Meus ouvidos para escutar
Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Pro amigo eu abraçar.
2- Fui no mercado comprar...
3- Cabeça, ombro joelho e pé...
4- Eu danço rock...
5- Por dentro, fora, alto e baixo
6- Palminhas, palminhas...
7- Pipoca
8- Joaozinho trabalha com um martelo...
9- Boneco duro
10- Boneco de lata
Movimento
- Brincadeiras com os órgãos dos sentidos
Visão – mostrar figuras e falar o que estão vendo, trabalhar cores,
formas, tamanhos, brincadeira o que mudou em você, quem é o mestre
Audição – Descobrir o que é pelo som, ouvir os sons do ambiente, da
natureza, relaxamento, descrever os sons altos, baixos, bons, ruins... Gravar
as crianças cantando e depois colocar para eles escutarem, atividades com
músicas, com palmas,
Olfato – Distinguir diferentes cheiros com os olhos vendados,
descrever cheiros que agradam e desagradam, a importância do olfato para os
animais
Paladar – Provar diferentes tipos de alimentos com os olhos vendados,
gostos que agradam e que desagradam, descrever gostos doces, salgados, azedos,
amargos...
Tato – Sentir diferentes texturas, descobrir o que é pelo tato,
descobrir a forma geométrica pelo tato, descrever coisas que são moles, duras,
quentes, frias, ásperas, lisas...
- Dança da cadeira
- Estátua
- Modelagem
- Espelho
- João bobo
- Marionete
- Desenhar a criança no papel cenário ou no chão com giz
- Cobra cega
- Chefinho mandou ou Simão disse
- Calçar sapatos
- Dinâmica de desembaralhar
- Dinâmica “Eu sou .... e você quem é?
- Ginástica
- Jogos de percursos
Espero que gostem. bjs.
Esses são alguns textos para desenvolver atividades de pesquisa, oral e escrita, além de interpretação, produção de texto, murais, arte, enfim...
Algumas atividades para serem desenvolvidas, sempre a folha vem depois das atividades com o próprio corpo nas brincadeiras.
uma ideia legal para o auto retrato é xerocar uma foto e pedir para eles colorirem e outra forma é editar as cores da foto para depois imprimir e colorir.
No trabalho com os órgãos dos sentidos, fiz umas legendas para o portfólio e separei estas atividades.
PULEI,
CANTEI, DANCEI E DESCOBRI QUANTA COISA POSSO FAZER COM MEU CORPO!
( montar página com quebra cabeças, recorte e montagem de um corpo humano com peças diferentes como sugere o texto acima, etc)
COM MEUS
OLHOS POSSO VER!
ESSE
ÓRGÃO DO SENTIDO DA VISÃO É MUITO IMPORTANTE! TEM GENTE QUE
NÃO TEM OU PERDEU E PRECISA VER O MUNDO
COM O CORAÇÃO!
( o trabalho pode ser feito com recorte do que eles estão vendo naquele momento, de uma paisagem,papel laminado representando o espelho, enfim)
|
COM MEUS
OUVIDOS POSSO ESCUTAR TUDO. ESCUTO MÚSICA, A VOZ DAS PESSOAS, O CANTO DOS
PÁSSAROS...
MAS
PRECISO TOMAR CUIDADO COM BARULHOS ALTOS
PARA NÃO
PERDER MINHA AUDIÇÃO.
( pode ser a letra de uma música, gravuras de coisas que eles gostam de escutar como o canto de um pássaro, pessoas falando, enfim...)
HUM! QUE
CHEIRO BOM!
HUM! QUE
CHEIRO RUÍM!
O MEU
NARIZ É MEU ÓRGÃO DO OLFATO.
( pode ser feito com gravuras do que cheira bom e do que cheira ruim, pode se colar tecido, algodão ou feltro e de um lado colocar perfume e de outro uma coisa que não é boa)
COM
MINHAS MÃOS POSSO TUDO TOCAR E SENTIR.
COM ELA
FAÇO CARINHO E DESCUBRO MUITAS COISAS!
AS MINHAS
MÃOS É MEU ÓRGÃO DO TATO.
( pode trabalhar recortes de várias texturas para eles sentirem - lixa, algodão, papelão canelado, plástico bolha, bombril, esponchas, etc)
EU TAMBÉM
POSSO PROVAR TODAS OS GOSTOS!
TEM COISA
QUE GOSTO, MAS TEM COISA QUE NÃO GOSTO. A LÍNGUA É MEU ÓRGÃO DO PALADAR.
( colar gravuras de coisas que gostam de comer e de coisas que não gostam,dos diversos paladares separados em azedo, doce, salgado, etc)
Só uma correção, mãos não é o órgão do tato e sim a pele.
ResponderExcluirAmei as idéias. Parabéns!
ResponderExcluirAmei, ótimo trabalho, parabéns!
ResponderExcluirExcelente trabalho, parabéns!
ResponderExcluirLindo trabalho!!
ResponderExcluirObrigado
ResponderExcluirTudo maravilhoso. Obrigada por compartilhar
ResponderExcluir