Postagens populares

domingo, 8 de dezembro de 2013

Projeto:ESSE MEU AMIGO ANIMAL

Esse meu amigo animal

         PÚBLICO ALVO: Alunos do 1º , 2º  e 3º ano do Ensino Fundamental.

PERÍODO: 30 de setembro a 30 de outubro

JUSTIFICATIVA:  Este projeto justifica-se pela abrangência de possibilidades de assuntos a serem tratados de forma interdisciplinar, através do tema “animais” em todos os gêneros textuais.
O projeto envolverá todas as áreas de ensino e dos temas tranversais envolvendo atividades lúdicas, partindo do mundo da criança com seus animais domésticos para aqueles animais mais distantes, que são os selvagens e alguns aquáticos que serão visitados num passeio ao zoológico no Rio de Janeiro.
O trabalho pedagógico realizado através de projetos, permite ao professor contextualizar todas as suas atividades, dando um sentido real para as crianças e para ele, oportunizando também que durante o desenvolvimento do mesmo, possam ocorrer alterações no planejamento, conforme as necessidades do momento.
O projeto visa trabalhar a criança como um todo, em todos os seus aspectos, cognitivo, motor e social.

CONTEÚDOS ABORDADOS
Ciências:
• Seres Vivos e não vivos;
• Meio-ambiente;
• Respeito e cuidados com o meio ambiente e animais;
• Animais;
• Animais domésticos e silvestres;
• Tipo de cobertura do corpo dos animais;
• Animais carnívoros e herbívoros (do que se alimentam);
• Ambiente em que vivem;
Matemática:
• Noção de adição e subtração;
• Noção de espaço;
• Noção de tempo;
• Noção de sequência;
• Números pares;
• Contagem oral e noção de quantidade;
• Interpretar gráficos;
Linguagem oral e escrita e Leitura:
• Oralidade;
• Escrita de palavras (escrita alfabética);
• Leitura;
• Sequência de fatos;
• Reconto de histórias;
• Audição e interpretação de histórias;
• Apresentação de diversidade de textos;
• Estruturação de texto através de produção de texto coletivo e individual;
Artes:
• Pintura com tinta guache;
• Recorte e colagem;
• Modelagem;
• Músicas diversas (cantigas, canções);
• Expressão corporal (imitação, brincadeiras, dança);
Ensino Religioso:
• Noção de que Deus criou o mundo, o homem, o meio-ambiente e os animais;
• Respeito ao próximo e a si mesmo;
• Regras de convivência;


OBJETIVOS:


• Desenvolver a linguagem oral através da exposição dos conteúdos e os comentários sobre os mesmos;
• Adquirir conhecimentos sobre os animais e suas características principais;
• Desenvolver o espírito de investigação e pesquisa oferecendo tarefas individuais e coletivas;
• Aprender a respeitar o meio-ambiente e os animais;
• Preservar o meio-ambiente e saber os cuidados necessários com os animais de estimação;
• Desenvolver auto-estima e respeito por si e pelo próximo;
• Desenvolver a autonomia;
• Apreciar a leitura de vários tipos de textos sobre o assunto discutido;
• Familiarizar-se com vários tipos de escritos, como livros de literatura, revistas informativas, gibis, livros para pesquisas.
• Apresentar noção de sequência dos fatos durante a produção de texto coletiva e ou individual;
• Interpretar o texto para poder recontá-lo com suas próprias palavras,
• Conhecer e apreender todo o alfabeto com a letra de fôrma maiúscula e minúscula;
• Apresentar evolução na escrita, com o objetivo de atingir a escrita alfabética,
• Desenvolver a leitura de palavras e pequenas frases;
• Adquirir noções matemáticas de adição, subtração, sequência numérica, números pares, noção de quantidade, de forma oral e de registro.
• Adquirir contagem oral com significado;
• Adquirir noção de tempo e espaço através das atividades realizadas;
• Reconhecer gráficos entendendo a sua utilidade;
• Desenvolver as habilidades motoras e a criatividade através de pinturas com lápis de cor, gisão de cera e guache. De modelagem com massa de modelar, de recorte e colagem e outras atividades;
• Proporcionar momentos de lazer e distração com jogos e brincadeiras (movimento);
• Desenvolver a atenção e a concentração através de atividades lúdicas e jogos de atenção;
• Interpretar músicas e cantigas através do corpo (expressão corporal);

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
O projeto será dividido em quatro etapas com os seguintes temas:
1.     AMIGOS DE CASA
2.     BICHINHOS DE JARDIM
3.     AMIGOS ATÉ DEBAIXO D’ÁGUA
4.     MEU AMIGO É UMA FERA
AMIGOS DE CASA ( 30/09 – 04/10)
Na primeira etapa dos “AMIGOS DE CASA”, estaremos trabalhando os animais domésticos, abordando as aves, os mamíferos, os aquáticos, suas utilidades para o homem e a natureza, suas particularidades de acordo com os bichinhos escolhidos pela turma.
v Primeiro passo é programar uma feira de animais domésticos com os alunos, envolvendo a família para acontecer no dia 30 de setembro, detonando assim nosso projeto.

v Cada turma irá trabalhar com os animais que os alunos da sala trouxerem, partindo do princípio do meu animal de estimação.


v Cada professor proporá a sua turma atividades lúdicas durante a semana com pesquisa, dobraduras, arte, música envolvendo as disciplinas curriculares.

v Será enviado para casa um bilhete no dia 27/09, solicitando a ficha técnica do animal que será trazido para feira do dia 30/09.


v O professor deverá sempre trazer um filme e presentear os alunos, fechando a semana com um jogo confeccionado por eles.

v O professor trabalhará de acordo com a faixa etária de sua turma, uma vez que o projeto envolve as 6 turmas de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.
BICHINHOS DE JARDIM
(07/10 – 11/10)

Na segunda etapa dos “BICHINHOS DE JARDIM, enviaremos no dia 04/10 um bilhete solicitando que os alunos tragam gravuras com bichinhos de jardim, para que possamos  construir um mural para desenvolvermos o projeto ao longo da semana.
v Além do mural dos bichinhos trazidos pelas crianças, usaremos como detonador da semana, o filme “VIDA DE INSETOS”.

v Cada professor deverá desenvolver atividades que estimulem a pesquisa e observação, além da preservação desses seres tão pequenos e importantes para nosso ecossistema.


v Nesse tema abordaremos os seres vivos.

v Os alunos deverão escolher um bichinho para cada dia da semana para que se desenvolvam, a partir daí, as atividades curriculares.


v O professor ao final dessa etapa deverá presentear seus alunos com um marcador de texto.

v No último dia desse tema, termos a festa das crianças, onde o professor poderá se utilizar do tema para a festa.


AMIGOS ATÉ DEBAIXO D’ÁGUA
( 16/10 – 18/10)
  
Na terceira etapa do “AMIGOS ATÉ DEBAIXO D’ÁGUA, trabalharemos os animais aquáticos, partindo dos peixinhos de aquário, aos animais dos grandes mares.

v Enviaremos no dia 10/10 um bilhete comunicando o  tema e pedindo autorização para que o filho participe do sorteio de um aquário.

v O professor fica livre para escolher o filme que seus alunos assistirão, ou mesmo documentários sobre a vida aquática dos animais.


v Os alunos deverão montar um mural de acordo com o tema.

v Os professores trarão atividades com textos informativos para ampliar o conhecimento sobre os animais aquáticos.


v Os alunos montarão um aquário real, onde eles terão que cuidar do peixinho.

v Haverá um sorteio em cada turma, para que um aluno seja premiado e leve para casa seu aquário.

MEU AMIGO É UMA FERA   (21/10 – 25/10)
Na quarta e última etapa com o tema “MEU AMIGO É UMA FERA”, trabalharemos os animais selvagens.
v Nosso detonador da semana fica por conta de uma exposição de animais selvagens, que será produzida com bichinhos de brinquedo, de qualquer material que não quebre, trazido pelas crianças.

v O professor deverá enviar no dia 18/10 um bilhete solicitando os bichinhos.

v A exposição será preparada pelos professores e visitada pelos alunos nos seus respectivos intervalos.

v Cada turma deverá pesquisar sobre os animais trazidos por eles mesmos, independente da quantidade e da espécie. O trabalho é feito por cada turma, o que não influencia na repetição dos animais pequisados.

v Será enviado para casa uma ficha de pesquisa com o bicho escolhido. A pesquisa será feita por grupos, tendo em vista que o número de alunos, certamente, será superior ao de bichos.

v No primeiro dia o professor fará um cartaz com as informações dadas pelos alunos com base no senso comum e conhecimento prévio dos animais escolhidos.

v O cartaz terá o formato de uma tabela com o seguinte título: O QUE SEI   -  O QUE FIQUEI SABENDO.

v Na coluna do que fiquei sabendo haverá as informações trazidas pelos alunos através das pesquisas realizadas.

v Com base nessa pesquisa o professor fica livre para escolher as atividades da semana.

A culminância do projeto será feita no dia 30/10 com um passeio ao ZOOLÓGICO-RJ, contudo ainda temos dois dias de trabalho. (28-29/10) que serão utilizados para organização do material, das atividades e da documentação da viagem.
OBSERVAÇÃO:

AVALIAÇÃO:

Toda avaliação do projeto acontecerá através da observação do envolvimento do aluno, dos responsáveis, da resposta às atividades propostas de forma escrita e oral.

IMPORTANTE
O objetivo do trabalho é o desenvolvimento da leitura e da escrita e isso compromete o professor a fazer LEITURA DELEITE todos os dias, independente dos textos que serão trabalhados.
 

O PROJETO ENVOLVEU OS PROFESSORES:
1º ANO  –  Luciana Abreu   e   Márcia Tavares
 

2º ANO  -   Juarez Dias         e  Raquel Silva


3º ANO -   Flávia Paschoal   e  Nívia Sant’Anna
     



                                                          
            Paraiba do Sul, 06 de Novembro 











 Meu amigo é uma fera












































































Nenhum comentário:

Postar um comentário