Esse meu amigo animal
PÚBLICO ALVO: Alunos do 1º , 2º e 3º ano do Ensino Fundamental.
PERÍODO: 30 de setembro a 30 de outubro
JUSTIFICATIVA: Este
projeto justifica-se pela abrangência de possibilidades de assuntos a serem
tratados de forma interdisciplinar, através do tema “animais” em todos os
gêneros textuais.
O projeto envolverá
todas as áreas de ensino e dos temas tranversais envolvendo atividades lúdicas,
partindo do mundo da criança com seus animais domésticos para aqueles animais
mais distantes, que são os selvagens e alguns aquáticos que serão visitados num
passeio ao zoológico no Rio de Janeiro.
O trabalho pedagógico
realizado através de projetos, permite ao professor contextualizar todas as
suas atividades, dando um sentido real para as crianças e para ele,
oportunizando também que durante o desenvolvimento do mesmo, possam ocorrer
alterações no planejamento, conforme as necessidades do momento.
Ciências:
• Seres Vivos e não vivos;
• Meio-ambiente;
• Respeito e cuidados com o meio ambiente e animais;
• Animais;
• Animais domésticos e silvestres;
• Tipo de cobertura do corpo dos animais;
• Animais carnívoros e herbívoros (do que se alimentam);
• Ambiente em que vivem;
• Meio-ambiente;
• Respeito e cuidados com o meio ambiente e animais;
• Animais;
• Animais domésticos e silvestres;
• Tipo de cobertura do corpo dos animais;
• Animais carnívoros e herbívoros (do que se alimentam);
• Ambiente em que vivem;
Matemática:
• Noção de adição e subtração;
• Noção de espaço;
• Noção de tempo;
• Noção de sequência;
• Números pares;
• Contagem oral e noção de quantidade;
• Interpretar gráficos;
Linguagem oral e escrita e Leitura:
• Noção de adição e subtração;
• Noção de espaço;
• Noção de tempo;
• Noção de sequência;
• Números pares;
• Contagem oral e noção de quantidade;
• Interpretar gráficos;
Linguagem oral e escrita e Leitura:
• Oralidade;
• Escrita de palavras (escrita alfabética);
• Leitura;
• Sequência de fatos;
• Reconto de histórias;
• Audição e interpretação de histórias;
• Apresentação de diversidade de textos;
• Estruturação de texto através de produção de texto coletivo e individual;
• Escrita de palavras (escrita alfabética);
• Leitura;
• Sequência de fatos;
• Reconto de histórias;
• Audição e interpretação de histórias;
• Apresentação de diversidade de textos;
• Estruturação de texto através de produção de texto coletivo e individual;
Artes:
• Pintura com tinta guache;
• Recorte e colagem;
• Modelagem;
• Músicas diversas (cantigas, canções);
• Expressão corporal (imitação, brincadeiras, dança);
Ensino Religioso:
• Recorte e colagem;
• Modelagem;
• Músicas diversas (cantigas, canções);
• Expressão corporal (imitação, brincadeiras, dança);
Ensino Religioso:
•
Noção de que Deus criou o mundo, o homem, o meio-ambiente e os animais;
• Respeito ao próximo e a si mesmo;
• Regras de convivência;
• Respeito ao próximo e a si mesmo;
• Regras de convivência;
• Desenvolver a linguagem oral através da exposição dos conteúdos e os comentários sobre os mesmos;
• Adquirir conhecimentos sobre os animais e suas características principais;
• Desenvolver o espírito de investigação e pesquisa oferecendo tarefas individuais e coletivas;
• Aprender a respeitar o meio-ambiente e os animais;
• Preservar o meio-ambiente e saber os cuidados necessários com os animais de estimação;
• Desenvolver auto-estima e respeito por si e pelo próximo;
• Desenvolver a autonomia;
• Apreciar a leitura de vários tipos de textos sobre o assunto discutido;
• Familiarizar-se com vários tipos de escritos, como livros de literatura, revistas informativas, gibis, livros para pesquisas.
• Apresentar noção de sequência dos fatos durante a produção de texto coletiva e ou individual;
• Interpretar o texto para poder recontá-lo com suas próprias palavras,
• Conhecer e apreender todo o alfabeto com a letra de fôrma maiúscula e minúscula;
• Apresentar evolução na escrita, com o objetivo de atingir a escrita alfabética,
• Desenvolver a leitura de palavras e pequenas frases;
• Adquirir noções matemáticas de adição, subtração, sequência numérica, números pares, noção de quantidade, de forma oral e de registro.
• Adquirir contagem oral com significado;
• Adquirir noção de tempo e espaço através das atividades realizadas;
• Reconhecer gráficos entendendo a sua utilidade;
• Desenvolver as habilidades motoras e a criatividade através de pinturas com lápis de cor, gisão de cera e guache. De modelagem com massa de modelar, de recorte e colagem e outras atividades;
• Proporcionar momentos de lazer e distração com jogos e brincadeiras (movimento);
• Desenvolver a atenção e a concentração através de atividades lúdicas e jogos de atenção;
• Interpretar músicas e cantigas através do corpo (expressão corporal);
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
O projeto será dividido em quatro etapas com os seguintes
temas:
1.
AMIGOS DE CASA
2.
BICHINHOS DE JARDIM
3.
AMIGOS ATÉ DEBAIXO D’ÁGUA
4. MEU AMIGO É UMA FERA
AMIGOS DE CASA ( 30/09 – 04/10)
Na primeira etapa dos “AMIGOS DE CASA”, estaremos
trabalhando os animais domésticos, abordando as aves, os mamíferos, os
aquáticos, suas utilidades para o homem e a natureza, suas particularidades de
acordo com os bichinhos escolhidos pela turma.
v Primeiro passo é programar uma feira
de animais domésticos com os alunos, envolvendo a família para acontecer no dia
30 de setembro, detonando assim nosso projeto.
v Cada turma irá trabalhar com os
animais que os alunos da sala trouxerem, partindo do princípio do meu animal de
estimação.
v Cada professor proporá a sua turma atividades
lúdicas durante a semana com pesquisa, dobraduras, arte, música envolvendo as
disciplinas curriculares.
v Será enviado para casa um bilhete no
dia 27/09, solicitando a ficha técnica do animal que será trazido para feira do
dia 30/09.
v O professor deverá sempre trazer um
filme e presentear os alunos, fechando a semana com um jogo confeccionado por
eles.
v O professor trabalhará de acordo com
a faixa etária de sua turma, uma vez que o projeto envolve as 6 turmas de 1º ao
3º ano do Ensino Fundamental.
BICHINHOS DE JARDIM
(07/10 – 11/10)
Na segunda etapa dos “BICHINHOS DE JARDIM”, enviaremos no dia 04/10 um bilhete
solicitando que os alunos tragam gravuras com bichinhos de jardim, para que
possamos construir um mural para
desenvolvermos o projeto ao longo da semana.
v Além do mural dos bichinhos trazidos
pelas crianças, usaremos como detonador da semana, o filme “VIDA DE INSETOS”.
v Cada professor deverá desenvolver
atividades que estimulem a pesquisa e observação, além da preservação desses
seres tão pequenos e importantes para nosso ecossistema.
v Nesse tema abordaremos os seres
vivos.
v Os alunos deverão escolher um
bichinho para cada dia da semana para que se desenvolvam, a partir daí, as
atividades curriculares.
v O professor ao final dessa etapa deverá
presentear seus alunos com um marcador de texto.
v No último dia desse tema, termos a
festa das crianças, onde o professor poderá se utilizar do tema para a festa.
AMIGOS ATÉ DEBAIXO D’ÁGUA
( 16/10 – 18/10)
Na terceira etapa do “AMIGOS ATÉ DEBAIXO D’ÁGUA, trabalharemos os animais aquáticos, partindo dos peixinhos de aquário,
aos animais dos grandes mares.
v Enviaremos no dia 10/10 um bilhete comunicando o tema e pedindo autorização para que o filho
participe do sorteio de um aquário.
v O professor fica livre para escolher o filme que seus alunos assistirão,
ou mesmo documentários sobre a vida aquática dos animais.
v Os alunos deverão montar um mural de acordo com o tema.
v Os professores trarão atividades com textos informativos para ampliar o
conhecimento sobre os animais aquáticos.
v Os alunos montarão um aquário real, onde eles terão que cuidar do
peixinho.
v Haverá um sorteio em cada turma, para que um aluno seja premiado e leve
para casa seu aquário.
MEU AMIGO É UMA FERA
(21/10 – 25/10)
Na quarta e
última etapa com o tema “MEU AMIGO É UMA FERA”, trabalharemos
os animais selvagens.
v Nosso detonador da semana fica por conta de uma exposição de animais
selvagens, que será produzida com bichinhos de brinquedo, de qualquer material
que não quebre, trazido pelas crianças.
v O professor deverá enviar no dia 18/10 um bilhete solicitando os
bichinhos.
v A exposição será preparada pelos professores e visitada pelos alunos nos
seus respectivos intervalos.
v Cada turma deverá pesquisar sobre os animais trazidos por eles mesmos,
independente da quantidade e da espécie. O trabalho é feito por cada turma, o
que não influencia na repetição dos animais pequisados.
v Será enviado para casa uma ficha de pesquisa com o bicho escolhido. A
pesquisa será feita por grupos, tendo em vista que o número de alunos,
certamente, será superior ao de bichos.
v No primeiro dia o professor fará um cartaz com as informações dadas pelos
alunos com base no senso comum e conhecimento prévio dos animais escolhidos.
v O cartaz terá o formato de uma tabela com o seguinte título: O QUE
SEI -
O QUE FIQUEI SABENDO.
v Na coluna do que fiquei sabendo
haverá as informações trazidas pelos alunos através das pesquisas realizadas.
v Com base nessa pesquisa o professor fica livre para escolher as atividades
da semana.
A culminância do projeto será feita no dia 30/10 com um
passeio ao ZOOLÓGICO-RJ, contudo ainda temos dois dias de trabalho.
(28-29/10) que serão utilizados para organização do material, das
atividades e da documentação da viagem.
|
AVALIAÇÃO:
Toda avaliação do
projeto acontecerá através da observação do envolvimento do aluno, dos
responsáveis, da resposta às atividades propostas de forma escrita e oral.
IMPORTANTE
O objetivo do
trabalho é o desenvolvimento da leitura e da escrita e isso compromete o
professor a fazer LEITURA DELEITE todos os dias, independente dos textos que serão trabalhados.
O PROJETO
ENVOLVEU OS PROFESSORES:
1º ANO –
Luciana Abreu e Márcia Tavares
2º ANO -
Juarez Dias e Raquel Silva
3º ANO
- Flávia Paschoal e
Nívia Sant’Anna
Meu amigo é uma fera
Nenhum comentário:
Postar um comentário