Postagens populares

sábado, 14 de setembro de 2013

Mala viajante

Olá amigos,
o projeto "MALA VIAJANTE" tem o objetivo de despertar o gosto pela leitura, independente de que forma essa leitura está sendo feita.
Nossas crianças precisam ver, tocar, sentir e desejar viajar pelas páginas dos livros sem serem obrigadas a nada.
Minha mala vai e vem e há quem brigue por ela, quem não a queira e também quem fica curioso e acaba querendo.
A única coisa que peço é que ilustrem a história, o livro que mais gostou. Eles leem  se quiserem, mas eles sempre querem.


 dentro tem um caderno de registro das ilustrações, lápis de cor e caneta hidrocor.


                                          vai também um guia de instrução para o responsável.


cada aluno escolhe os livros que vão levar e além da mala, o empréstimo de livro é diário.

Projeto ‘sacola de leitura’
“O livro é aquele brinquedo que por incrível que pareça,
que entre um mistério e um segredo põe ideias na cabeça”.
Maria Dinorah


Justificativa
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita. Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação frequentem situações diversas de conto e leitura. Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu. Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola. Propomos nessa atividade a leitura no ambiente familiar com atividades dirigidas para que toda a família possa acompanhar o processo de aprendizagem da leitura e incentive o educando ao gosto pela leitura.
 Objetivos
Tendo em vista a fundamental importância da formação do leitor, o projeto maleta de leitura tem como objetivo incentivar o hábito de ler e estimular a criatividade dos alunos culminando na sistematização e no prazer de ler. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro. Trabalhar com literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.

Desenvolvimento:
A cada semana, um aluno levará para casa maleta de leitura contendo vários objetos dentro e o livro escolhido por ele (a) para ler.a criança ficará com a maleta por 3 dias. Desta forma ela e a família terão tempo de ler a história e preparar de forma criativa uma apresentação do livro para socializar suas aprendizagens com a turma. Queremos que nossos alunos sejam apaixonados pelos livros, que ouvir e ler histórias até o fim não seja obrigação, mas, sim uma possibilidade norteada pelo desejo, pela fantasia, pelo lúdico e pela magia que só o livro tem.
Tendo em vista a implantação do projeto solicito o compromisso de cada responsável em cuidar para que a maleta seja devolvida em perfeito estado assim como os livros que pertencem à escola e precisam ser bem cuidados.
O responsável que assinar o documento abaixo fica comprometido a utilizar a maleta para fins educativos junto à sua família e devolver em 3 dias com todos os livros em perfeito estado, caso haja algum desvio ou prejuízo o mesmo deverá repor o que foi perdido para que o outro aluno não fique prejudicado.

6 comentários:

  1. Meninas achei muito interessante seu blog principalmente pela criatividade Trabalho na biblioteca da escola e não tenho nenhuma criatividade para criar meios que chamem mais a atenção das crianças. Gostei muito da mala viajante mas gostaria que vocês além de tantos materiais, postassem moldes dos desenhos em EVA para que eu aprendesse como trabalhar com moldes e colagem. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo!
      Se possível tenta pesquisar um site chamado pinterest. Lá você encontra vários tutoriais.
      Mas, para pesquisar você precisa se cadastrar.

      Excluir
  2. Parabéns!!! Amei seu blog!!!

    ResponderExcluir