Postagens populares

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Projeto ALIMENTAÇÃO

Olá queridos,
estamos trabalhando o projeto Alimentação com nossas crianças e começamos com um bate papo sobre o que comemos, o que gostamos, o que é bom e gostoso e o que não gostamos, 
mas precisamos aprender a comer.
Em seguida pedi que trouxessem o prato deles do almoço e tenho aqui alguns, 
outras fotos ficaram nos arquivos da escola e vou pegar.

A medida que os pratinhos iam chegando, ia melhorando o cardápio e também a tentativa de comer a merendinha da escola, que muitos trocavam pelo biscoito amarelinho.
Com base no grande volume desses biscoitos na merenda, mostrei pra eles que se alimentarem desses salgadinhos pode fazer muito mal.Inclusive mostrei que eles são inflamáveis e vejam no que se transformaram.

"desde o surgimento dos alimentos transgênicos, a maior parte do milho que comemos é um “Frankenfood”, ou “comida Frankenstein”. Ela aponta que esse alimento pode causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso e irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios"


chips anatomia

Depois de verem seus biscoitos queimarem , fizemos um trato de ser proibidos trazê-los para a escola e fomos pensando no que mais é trazido para merendo e que poderia ser substituído, as opções foram a batata e o refrigerante.

Batatas fritas. Contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, mas também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.


2º lugar: Refrigerante. Michelle conta que, de acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos. “Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes”, diz a nutricionista. Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.


Nosso projeto continuará por todo o ano e com fiscalização acirrada sobre os alimentos.

Trabalhamos durante toda semana e na sexta-feira montamos a Pirâmide do Alimentos.

No topo o que devemos evitar ao máximo e o primeiro alimento escolhido 
foi a batata frita.
Nos alimentos de consumo moderado,as carnes e iogurtes, 
também não faltou o arroz e feijão.
Já nos alimentos liberados, muita fruta e  legumes.






outras fotos eu postarei em breve. Também a continuação do nosso projeto vou atualizando aqui.
Coloque suas ideias para melhorar a alimentação das nossas crianças. Grande abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário