ORIENTAÇÕES
PARA O INÍCIO DO ANO LETIVO DE 2013
(primeiros
anos do Ensino Fundamental l)
Elaborado pela Comissão Permanente de Políticas de Alfabetização do
Ensino Fundamental dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Educação – Grupo
Alfa.
O
presente documento tem como propósito subsidiar a Equipe Escolar em relação aos
primeiros dias letivos do ano, orientando quanto à acolhida dos professores no
seu primeiro dia de retorno, e acolhida dos alunos no início das aulas, e
também à atenção necessária ao diagnóstico, bem como a condução de atividades
para o início das aulas.
No
momento em que se inicia o trabalho específico de cada ano de escolaridade é
importante identificar entre os alunos os diferentes graus de conhecimento
sobre determinados conteúdos/saberes, por meio de um diagnóstico criterioso que
orientará as futuras intervenções dos professores, de acordo com as
características das turmas e seus níveis de conhecimento.
Sugestões:
1.
Acolhimento aos professores: 1º de fevereiro
/ 2013
·
Ambiente acolhedor com fundo musical;
·
Mensagens;
·
Dinâmicas;
·
Café compartilhado;
·
Reunião administrativa;
·
Reunião pedagógica (momento para planejar a acolhida
dos alunos, adequando as sugestões à realidade escolar).
·
Planejamento da rotina de leitura da escola
(Programa de Leitura da SME).
2.
Jornada Pedagógica da SME: 04 a 08 de
fevereiro/ 2013,.
18 e 19 organização na escola.
3.
Acolhida aos alunos: 20 de fevereiro/ 2013
O início do ano letivo é um marco na vida
escolar dos alunos, portanto é necessário considerar algumas características
específicas para esta faixa etária, tais como idade e familiaridade com o
ambiente escolar. Sugerimos que a Equipe Pedagógica junto aos Diretores das unidades
de ensino levem em conta alguns encaminhamentos a respeito da comunicação entre
escola e pais (funcionamento da escola e recepção dos alunos), sobre a
participação de toda a equipe escolar (na recepção e acolhimento dos alunos) e
também na apresentação aos pais de aspectos relacionados ao ensino e a
aprendizagem (rotina dos primeiros dias de aula; objetivos de ensino e de
aprendizagem e expectativas de aprendizagem, além da proposta de ensino da
escola).
Cabe ressaltar que em sala de aula, os
professores de todos os anos poderão propor rodas de conversas com os alunos, a
fim de possibilitar a apresentação do grupo, o estabelecimento de vínculos,
combinados e leitura em voz alta, feita pelo professor, dando início à
exploração do acervo literário do programa de leitura da Secretaria Municipal
de Educação (Rotina de Leitura). Uma visita aos ambientes escolares com a
finalidade de reconhecimento e localização dos espaços a serem utilizados pelos
alunos também é bem-vinda.
Considerando as especificidades dos alunos do
primeiro ao terceiro ano e as necessidades de aprendizagens, sugerimos
atividades para os primeiros dias de aula. Cabe lembrar que muitas dessas
atividades devem ser desenvolvidas diariamente no decorrer do ano letivo.
Segue sugestão de agenda para os três
primeiros dias, com as respectivas atividades:
Importante: Atentar para a
disposição do mobiliário (carteiras em semicírculo, ou u).
2.1. Quadro síntese da rotina
dos dois primeiros dias de aula
Primeiro
dia de aula
20/02/2013
|
Segundo
dia de aula
21/02/2013
|
22/02/2013
|
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ATIVIDADE
01:
Acolhimento
dos alunos realizado pelos:
Responsáveis
por cada turma;
Equipe
gestora.
(Se possível um lanche especial, pirulito, bala, pipoca...)
|
ATIVIDADE
01:
Combinados da
classe:
Lista das
necessidades da classe produzida coletivamente junto às crianças.
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ATIVIDADE
01:
Cantos de
atividades diversificadas com:
Arte;
Salão de
beleza;
Leitura;
Brinquedo;
Mercadinho;
Tecnologia.
Entre outros
que a escola pode propor ou adequar.
|
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ATIVIDADE
02:
Roda de
conversa:
Apresentação do professor;
Apresentação dos alunos.
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ATIVIDADE
02:
Cantos de atividades
diversificadas com:
Arte
(aproveitar para confeccionar junto às crianças enfeites e máscaras para o
baile de carnaval);
Salão de
beleza;
Leitura;
Brinquedo;
Mercadinho;
Tecnologia.
Entre outros
que a escola pode propor ou adequar.
|
ATIVIDADE
02:
Leitura em voz
alta feita pelo professor:
Contextualizar a atividade acerca de sua periodicidade;
Leitura de um
gênero textual: receita, piada, música... (utilizando estratégias de leitura).
Reescrita do gênero textual trabalhado anteriormente, individual ou
em dupla (2º e 3º anos).
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ATIVIDADE
03:
Turismo pela
escola:
Apresentação
dos espaços da escola;
Apresentação da equipe de funcionários.
|
ATIVIDADE
03:
Leitura em voz
alta feita pelo professor:
Contextualizar a atividade acerca de sua periodicidade;
Leitura de
uma história (utilizando estratégias de leitura).
|
ATIVIDADE
03:
Leitura do
alfabeto correlacionando com a letra inicial dos nomes dos alunos (1º ano);
Apresentação da produção textual realizada na atividade 2 (2º e 3º
anos).
|
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ATIVIDADE
04:
Jogos e
brincadeiras.
|
ATIVIDADE
04:
Jogos e
brincadeiras.
|
ATIVIDADE
04:
Culminância
dos trabalhos realizados durante a semana:
- Exposição
dos trabalhos confeccionados pelos alunos;
- Pintura de rosto...
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ATIVIDADE
05:
Cantos de
atividades diversificadas com:
Arte;
Salão de
beleza;
Leitura;
Brinquedo;
Mercadinho;
Tecnologia.
Entre outros
que a escola pode propor ou adequar.
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ATIVIDADE
05:
Sondagem
diagnóstica (todas as turmas)
Confecção do
alfabeto a ser exposto na sala.
Confecção e leitura
da lista dos nomes dos alunos (1º ano);
Confecção da reta numérica a ser exposta na sala (1º ao 3º anos);
Reescrita da história inicial, individual ou em dupla(2º e 3º anos);
|
ATIVIDADE
05:
Baile de carnaval para todas as turmas.
Obs.: usar sua criatividade na ornamentação!
Faça do
baile um momento de alegria e encantamento!
OBS: como houve mudança na data poderão criar
outra coisa. Contamos com vocês!
|
Obs.:
Ø Essas atividades deverão ser adequadas e
enriquecidas de acordo com o ano de escolaridade.
Ø O SESC pode ser o seu parceiro. Entre em
contato no telefone (24) 88075371 / 2252 6471, com Adriana Coelho.
IMPORTANTE:
Roda de conversa:Essa atividade permite aos alunos participarem
de momentos de intercâmbio nos quais ouvem os colegas, formulam perguntas e
emitem opiniões sobre o tema discutido. Em situações como essa em que as
crianças são convidadas a relatar suas vivências, suas opiniões acerca de
determinado tema ou assunto, suas impressões entre outros, elas são inseridas
na linguagem oral, partilhando coletivamente os seus significados e se
apropriando dos significados do outro. Por meio da linguagem e da interação, as
crianças podem ter acesso a outras realidades. Cabe ao professor estimular seus
alunos a esse intercâmbio, considerando que a “conversa” deve ser vista como um
conteúdo a ser trabalhado em sala.
Na
roda de conversa, o professor em primeiro lugar deve contextualizar o motivo da
atividade, visto que este é o primeiro contato em que eles terão enquanto
alunose professor. Cabe ao professor realizar a sua apresentação, pois esta
servirá de modelo para que as crianças posteriormente sejam convidadas a falar
de suas vidas como, por exemplo: Quem é? O que gosta de fazer quando não está
na escola? Frequentou a pré-escola? Quais são os pratos / comidas preferidas?
De que brincadeiras gostam?,entre outras perguntas que podem fazer parte desta
roda de conversa.
Cantos de Atividades
Diversificadas: Os
momentos destinados aos cantos de atividades diversificadas devem ser
permanentes na rotina, pois se trata de situação em que o professor propõe a
seus alunos diversos espaços de brincadeira, dentro ou fora da sala de aula,
nos quais os alunos são convidados a explorá-los.
Os
cantos são baseados em três princípios de aprendizagem - a interação, a
autonomia e o movimento. Esses três princípios devem ser motivo de constantereflexão
dos professores no momento do planejamento das atividades a serem ali
realizadas, devem possibilitar:
·
Situações
de brincadeiras e jogos nas quais se podem escolher parceiros, materiais,
brinquedos etc.;
·
A
participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de
convivência em grupo e aquelas referentes ao uso dos materiais e do espaço;
·
A
valorização do diálogo para resolver os conflitos e por último a valorização
dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo.
Leitura e Escrita no
Primeiro Ano: A
alfabetização deixou de ser encarada como um momento estanque e passou a ser
entendida como um processo, no qual o primeiro ano desempenha papel fundamental
na aquisição da escrita e prática de leitura em atividades permanentes.
Desde
o primeiro dia, o professor irá explorar atividades de leitura e escrita dos
nomes próprios, tendo como referência o nome das crianças.
O
importante é que os alunos tenham contato com a lista de nome dos colegas da
turma. Ela precisa ser preparada com antecedência pelo professor e afixada na
parede da sala, acessível a todos.
A
lista deve ser escrita em ordem alfabética, em letra de forma maiúscula, pois
esse tipo de letra é a mais indicada para os alunos em processo de aquisição do
sistema de escrita.
Sua
organização em ordem alfabética coloca muitas questões no momento em que os
alunos são convidados a participar de leitura da lista, favorecendo um conflito
cognitivo, principalmente com nomes que começam com a mesma letra, pois terão
que “afinar” suas estratégias de leitura como, por exemplo, a última letra ou
outras letras que diferenciam um nome de outro.
Atividades com o alfabeto:
Conhecer os nomes das
letras é fundamental para os alunos que estão se alfabetizando, pois em alguns
casos eles fornecem pistas sobre um dos sons que elas podem representar na
escrita. Além disso, os alunos têm de conhecer a forma gráfica das letras e a
ordem alfabética. Essa aprendizagem, porém, pode ocorrer de forma lúdica e
divertida por meio de jogos, parlendas e adivinhas.
O professor pode:
Ø Afixar as letras do
alfabeto junto com os alunos, transformando esse momento de organização do
espaço da sala de aula também em um momento de aprendizagem.
Ø Fazer uma
ficha com o alfabeto completo em letra bastão para que os alunos a colem em seu
caderno.
Ø Fazer um
marcador de livro ou ficha avulsa com o alfabeto completo para que os alunos possam
consultá-lo sempre que precisarem.
Ø Organizar atividades de completar as letras do
alfabeto, utilizando suportes variados: o abecedário afixado na sala de aula,
cobrindo algumas das letras com um pedaço de papel, e/ou uma tabela com a
sequência do alfabeto incompleta (produzida no computador ou mimeografada).
Ø Propor que os alunos analisem quais letras
compõem seu nome e os nomes dos colegas.
A atividade poderá, inicialmente, ser feita de forma coletiva, e,
depois, com os alunos reunidos em duplas ou em grupos. Comece escrevendo seu
nome na lousa e, junto com a turma, analise as letras que o compõem. Mostre
quais são essas letras, destacando aquelas que aparecem mais de uma vez.
Depois, em duplas, os alunos deverão analisar quais letras fazem parte do
próprio nome, utilizando como suporte o crachá.
Ø Ensinar os alunos a “cantarolar” o alfabeto,
de modo que memorizem a sequência das letras, ainda que não conheçam sua forma
gráfica. Esse procedimento vai ajudá-los a reconhecer os nomes das letras,
facilitando a aprendizagem. Recitar parlendas que envolvam o alfabeto também é
uma ótima estratégia. As atividades com o alfabeto devem acontecer apenas
enquanto houver alunos que não sabem os nomes das letras. Depois disso, elas
perdem a função. Podem-se incluir ainda cartazes com: novidades, mapas de
presença, tarefas do dia, cardápio, previsões do tempo; todos esses cartazes
ficarão em uma área de escrita, que deverá ser renovada periodicamente.
OBS. 1. Todos os materiais sugeridos podem ser
confeccionados pelo professor junto aos alunos.
2. Em todas as turmas, o alfabeto nas
quatro representações, (maiúscula e minúscula, forma e cursiva) de deverá ser
afixado em local visível e de fácil acesso ao aluno.
BIBLIOGRAFIA:
BRASIL.
Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. v.1, Brasília:
Ministério de Educação e do Desporto, 1998.
BRASIL,
Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Professor
da Pré-Escola. volume 01, Brasília, 1992.
Ministério
da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental – Programa de
Formação de Professores Alfabetizadores. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Profa/apres.pdf>. Acesso em 09
de agosto de 2011.
LERNER,
Délia. Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o necessário. Artmed.
Porto Alegre. 2002.
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