Postagens populares

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

AGENDA ESCOLAR

É NECESSÁRIO ORGANIZAR O MATERIAL DOS SEUS ALUNOS JUNTOS COM OS PAIS E PARA ISSO DEI DE LEMBRANCINHA UMA AGENDINHA, VEJA COMO FICARAM.






















domingo, 23 de fevereiro de 2014

PROJETO GERMINAÇÃO

O NOVO PROJETO PARA ALAVANCAR SOBRE O TEMA MEIO AMBIENTE É O DA GERMINAÇÃO DAS PLANTAS.
COM ESTE PROJETO DAREMOS CONTINUIDADE AO PROJETO DA HORTA QUE FOI UM SUCESSO, MAS QUE PRECISO AMPLIAR NAS DUAS ESCOLAS.


Projeto sobre germinação de grãos
 (Alunos do 1º e 3° ano
a)    Objetivos:
b)      o que o aluno poderá aprender com este projeto:
c)      • Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
d)       • Valorizar a vida nas situações que impliquem cuidados prestados às plantas.
e)       b) duração das atividades: 1 semana
f)        c) conhecimentos prévios trabalhados pela professora com o aluno: Biblioteca: livros didáticos e para-didáticos que apresentem textos sobre o assunto
g)      d) estratégias e recursos da aula:
h)      1ª aula
i)        Realizar o plantio de grãos de feijões com as observações colhidas durante o seu desenvolvimento. Combinar com os alunos que será feita a experiência de plantar feijões nos potes de variados, tendo o algodão no fundo dos mesmos embebecido em água.
j)        Também há o plantio de grãos de milhos de pipoca e lentilhas.
k)       Observar diariamente o desenvolvimento dos feijões e fazer o registro em um diário que ficará com a professora regente, para os alunos anotarem o que observam diariamente nos potes com a semeadura.  por 5 dias consecutivos, fazer a observação em conjunto.
l)        Os grãos de feijões, plantadas pelos alunos, estarão em três potes, com condições diferentes:
m)   - feijões serão colocados numa lata fechada, sem água e sem luz;
n)      - outros grãos de feijões ficarão sem água e com luz;
o)      - e outros grãos terão somente água, mas sem luz.
p)      Outros potes terão grãos de milho para pipoca e outro com grãos de lentilha, mantidos com as condições normais para germinação.
q)      Serão observadas as diferenças de desenvolvimento dos diferentes grãos (milho, feijão e lentilha), quanto ao tempo de germinação e aspectos das plantas.
r)       2ª aula:
s)       Registro, pelos alunos da observação: 2° dia do plantio.
t)       3ª aula:
u)      Registro do 3° dia do desenvolvimento do plantio.
 4ª aula:
 Registro do 4° dia do plantio.
5ª aula:
Registro do 5° dia do plantio.
6ª. aula:
Registrar o 6° dia do plantio.
7ª aula:
 Registro do 7° dia do plantio.
8ª aula:
Registro do 8° dia do plantio.
9° aula:
Conversar sobre as observações que foram registradas. Anotar, coletivamente, o resultado dos relatos que a turma fez. Exemplo: O que plantamos? A partir do 2° dia o que aconteceu? No 3° dia ... e assim por diante. Comparar os resultados dos grãos que ficaram sem água e sem luz. Explicar a necessidade que os seres vivos têm do sol (calor) e da água para sobreviverem. Recortar de revistas variadas, diferentes tipos de sementes que se comem para, posteriormente, fazer uma colagem sobre o tema. Propor que os alunos plantem os grãos da experiência em um vaso com terra no último dia.
10° aula:
 Plantio das sementes germinadas em um vaso com terra.
Assistir ao filme: João e o pé de feijão:

 http://www.youtube.com/watch?v=1vCQIO6PeMs Vídeo sobre germinação: http://www.youtube.com/watch?v=Umc8ZawX6UM&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=TJQyL-7KRmw&NR=1 http://www.youtube.com/watch?v=EbU7VPY4QIA&NR=1 http://www.youtube.com/watch?v=XTZih16DUB4&NR=1

 Recursos Complementares No final do projeto, os grãos poderão ser plantados num vaso com terra ou na horta escolar para que os alunos acompanhem o seu desenvolvimento dos grãos. Avaliação Ao final do trabalho, propor um texto em duplas.
Os alunos anotarão o que aprenderam sobre o crescimento dos grãos.
O texto será digitado no computador.
 Paralelamente, os potes serão fotografados.
Elaboração, pelos alunos, de uma apresentação com as ferramentas powerpoint, moviemaker  das etapas do projeto.
 Nessa sequência didática o professor avaliará se o aluno: - compreendeu as etapas do desenvolvimento de um grão; - conseguiu se expressar, oralmente ou por escrito, sobre o crescimento de um grão; - reconheceu a importância da água e da luz (calor) para o crescimento das plantas;auto-estima








NESTE ANO FAREMOS UMA GRANDE CAMPANHA PARA OS ALUNOS RECOLHEREM GARRAFAS PETS PARA MONTARMOS NOSSOS CANTEIROS E PRECISAREMOS DA AJUDA DE TODA UNIDADE ESCOLAR, POIS QUEREMOS FAZER CANTEIROS GRANDES, PARA PROPORCIONAR A VENDA DAS VERDURAS E LEGUMES.
COM ESSE DINHEIRO MOSTRAREMOS O QUE SIGNIFICA SER SUSTENTÁVEL.
USAREMOS PARA NOSSA FESTA DE ENCERRAMENTO.





OLHA QUE IDEIA SUPER SHOW!!!!
Consegui no 
http://projetoterraepaz.wordpress.com/2013/08/17/alimentacao-viva-germinacao-e-brotos/

ALIMENTAÇÃO VIVA – GERMINAÇÃO E BROTOS


Alimentação Viva - Germinação e Brotos
As sementes armazenam grande quantidade de energia, por isto são base de quase toda a alimentação direta ou indireta da humanidade e dos demais seres vivos.
No processo de germinação as sementes sofrem mudanças importantes que facilitam sua assimilação em nossos organismos. As proteínas são quebradas em aminoácidos, os amidos são reduzidos a açúcares mais simples, as gorduras são transformadas em ácidos graxos, os teores de vitaminas A, C e complexo B são multiplicados e os minerais tornam-se mais bio disponíveis.
Como fazer brotos:
1. Coloque um ou dois punhados de grãos – feijão, alfafa, trigo, girassol, amendoim, etc. – em um vidro e cubra com água pura, sem cloro.
2. Deixe de molho por uma noite para despertar a semente, que está adormecida.
3. Cubra o vidro com um pedaço de filó, prendendo com um elástico. Despeje a água e enxague bem sob a torneira.
4. Coloque o vidro inclinado num escorredor com a boca para baixo.
5. Enxague duas vezes ao dia. Os brotos estarão prontos para comer após três a oito dias. Acrescente em saladas, sucos, sanduíches, use sua criatividade!
ETAPAS DO NOSSO PROJETO

 plantando, ou melhor arrumando a caminha.
 contando as sementes

 molhando
elas estão dormindo no berçário



 2º DIA - A semente da Débora acordou e as outras estão gordinhas

ficou todo mundo olhando para ver se a semente se mexia.
muito fofo vê-los entrar na sala e correr para janela e conversarem bem baixinho
pedindo para sementinha acordar.

GERMINAÇÃO DO ALPISTE
( precisaremos de alpiste, areia ou serragem, meia calça e água.)




 preparando as carinhas na garrafa pet, para montarem o boneco cabeludo.